terça-feira, 12 de setembro de 2017



Olá!

O “post” de hoje será sobre os preparativos da cerimônia do Batizado; espero que vocês gostem!

O Batizado é muito importante, pois, marca um rito de passagem para os cristãos e também é o primeiro compromisso social do bebê quando ele será apresentado para amigos e familiares.

Por isso as mamães gostam de caprichar nessa comemoração fazendo tudo com muito carinho para o seu bebê.

O batizado geralmente é algo somente com familiares e pessoas íntimas, mas, nada impede de você não fazer algo grandioso, mas a maioria deixa para fazer uma festa maior no aniversário de 1 ano.


Planejando a Cerimônia


A escolha dos padrinhos


Tem que ser alguém de confiança e afinidade,pois os padrinhos tem a responsabilidade de na falta dos pais continuar orientando a criança na fé cristã e acompanhar o amadurecimento na religião.
Essa escolha é muito importante.

Na hora de fazer o convite existe a forma informal que pode ser através de um telefonema, pessoalmente e até por meio eletrônico. A forma formal é através de um almoço ou jantar onde os pais oferecem aos padrinhos para efetuar o convite.

Hoje em dia, algumas pessoas gostam de dar um presente para os padrinhos na hora de fazer o convite, assim fica eternizado esse momento.





 A Escolha do Local


Entre em contato com a sua paróquia para saber os detalhes do dia, curso e documentos, pois, será obrigatório um curso de preparação onde os pais e padrinhos terão que realizar. Se você optar em fazer em outra igreja que não seja a sua paroquia terá que pedir transferência para a igreja que será realizado o Batismo.


Custos da Cerimônia


As paróquias cobram uma taxa para a realização da cerimonia ou uma doação simbólica.

Geralmente o Batizado será coletivo, onde terá mais de uma criança para ser batizada no mesmo dia. Caso você opte por fazer o batismo do seu filho sem ser coletivo terá que procurar uma paróquia que realize e arcar com os custos que serão mais elevados.



A escolha do Traje para a Criança

O tradicional é a criança usar roupa branca que significa pureza.

O ideal é a criança usar uma roupa de fácil acesso ao peito onde na cerimônia o padre passará o óleo bastimal.

Geralmente as mães escolhem uma roupa mais social para as crianças usarem. Os meninos geralmente usam camisa, calça ou bermuda social e as meninas usam vestidos.



Outra opção seria o Mandrião, uma espécie de camisola de batismo; essa peça poderá ser usada por meninos e meninas até um ano.      

No próximo “post” vamos falar sobre a organização da recepção para o batizado.

Um beijo


Drica Fonseca

Casa e Filhos . 2017 Todos os Direitos Reservados. TYF Design Criado por TYF Design |