quarta-feira, 13 de setembro de 2017



Olá, pessoal!!

Vocês sabem me dizer, a diferença entre organizar e arrumar?
Muitas pessoas acham que essa é só uma questão de semântica, porque no fim é tudo a mesma coisa, coisa de gente chata. Não preciso nem dizer que não é nada disso, né?
Fundamentalmente, ao arrumar, deixamos as coisas bonitas. A preocupação é com nossos olhos, com o senso de estética e o bem-estar do ambiente. Já organizar vai muito além disso.

A diferença está no fato de que arrumar não requer nenhuma metodologia, ao passo que a organização não existe se não houver um método claramente definido. Vamos aos principais passos da organização:

1) Descarte: Essa etapa é sempre a primeira. Nela vamos separar o que ainda queremos ficar, itens que devem ir para o conserto, outros para doações e os itens que irão para o lixo. Para facilitar o descarte podemos colocar caixas com identificação para facilitar o trabalho.

Doação                                          Conserto                              Lixo


2) Categorização: Uma vez realizado o descarte, comece a separar os itens de cada grupo em pilhas. O critério deve levar em conta a natureza de cada item, por exemplo: Calças jeans, calças de moletom e assim por diante. Vocë deve fazer isso com todos os itens. Ao identificar por categoria cada item, chega a hora de pensar na melhor forma para organizá-los.

3) Planejamento: Agora que você já sabe tudo que você tem, é hora de se planejar. Pensar em como guardar cada item, se serão necessários produtos que podem facilitar na organização ou não. É hora de quantificar as peças e preparara uma lista de todas elas.

4) Limpeza: Não existe organização sem limpeza. Limpe o ambiente com um pano úmido e depois passe um pano seco antes de começar a guardar os objetos.

5) Implantação: Essa é a hora de começar a distribuir as coisas nos seus lugares, seguindo a categorização e o planejamento adotado em função das características dos itens.



6) Identificação: Devemos etiquetar as caixas, prateleiras e gavetas para que fique visível a metodologia adotada.

7) Manutenção: Essa é a chave do sucesso! Você deve manter o lugar organizado. Todos os itens devem voltar para o lugar original quando forem retirados.

8) Revisão: Avalie o resultado obtido e faça alguns ajustes na metodologia, especialmente se novos itens forem adquiridos.

Nas próximas postagens vou explicar como facilitar a organização utilizando alguns produtos que podem nos ajudar muito, além de explicar a importância da dobra correta das roupas.

Até lá.

Drica Fonseca



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