terça-feira, 29 de maio de 2018




Todos sabemos que a nossa vida está repleta de fatos inesperados com os quais somos obrigados a lidar. No entanto, às vezes, tais imprevistos tem a força de mexer no nosso destino como um todo. Foi exatamente isso que aconteceu na história da Andreia.

Tudo estava aparentemente em perfeita sintonia: Andreia tinha uma proeminente carreira como advogada do Banco Itaú; era noiva há cinco anos e começava a planejar um casamento com o namorado dos seus sonhos.

Tudo ia muito bem quando, numa viagem de férias, passou mal e descobriu inesperadamente que já estava grávida de 3 meses. Como se tal surpresa não fosse suficiente, o médico logo lhe informou mais um detalhe: a mãe de primeira viagem seria mãe de gêmeos.

Todas essas novidades fizeram Andreia antecipar todos os seus planos de casamento. As coisas caminharam bem durante a gestação e Andreia acabou tendo um parto tranquilo. Mas, após os bebês nascerem, na ânsia de zelar pelos filhos, Andreia esqueceu de si mesma, descuidava da própria aparência e nem pensava em sair de casa: teve depressão pós-parto. Tal situação, assim como de costume, não foi compreendida e a mãe não demorou a receber crítica dos seus familiares.

No entanto após seis meses dedicados exclusivamente aos filhos, Andreia volta a trabalhar com a profissão que exercia. Claro que Andreia não deixou de viver o dilema de muitas mães de nossa época: ficar entre a culpa de não se dedicar inteiramente aos seus filhos e a de não dar prosseguimento aos seus sonhos profissionais. Num primeiro momento, enquanto Andreia advogava, as crianças ficavam sob os cuidados da babá e da avó materna. Ao completar 1 ano e meio, Dimitri e Nicolas foram matriculados em uma escola Infantil, onde Andreia esperava um início de um desenvolvimento   social e intelectual dos filhos.

Rapidamente a Escola percebeu que uma das crianças não apresentava o desenvolvimento adequado para sua idade. Após ser chamada na escola, Andreia começou a investigar o motivo de tal estranhamento. O diagnóstico dado pelos médicos caiu feito uma bomba: Dimitri era autista.

Andreia então teve que vivenciar um luto interno. Tudo aquilo que havia sonhado e desejado para o filho não seria possível de ser concretizado. Tal situação de Dimitri exigia cuidados e Andreia não podia continuar ausente da rotina do seu filho. A mãe desse modo logo resolveu por trocar de emprego. Afinal, neste caso, um trabalho com horário mais flexível viria a calhar.

Quando tudo aparentemente estava entrando numa nova rotina organizada e previsível, o destino mais uma vez parecia atuar para agitar a vida de Andreia. Com a experiência do caso de Dimitri, Andreia passou a perceber que algumas dificuldades do seu outro filho, Nicolas, também não estavam dentro da normalidade esperada. Assim como Dimitri, foi diagnosticado que Nicolas também apresentava um quadro de autismo, dessa vez menos severo. Andreia caiu no desespero ao notar que nenhum de seus filhos seguiria os planos por ela projetados: um segundo luto, dessa vez, maior que o primeiro, estava sendo vivenciado por ela.

Com o diagnóstico das crianças, a escola informou à Andreia que tal situação não permitiria que Dimitri e Nicolas fossem alfabetizados. Esse diagnóstico Andreia não estava disposta a aceitar. Imediatamente ela se responsabilizou por cumprir por si mesma a tarefa que o Colégio se negava: logo se matriculou numa faculdade de pedagogia.

A partir de então a rotina da Andreia ficou dividida entre os cuidados da casa, as visitas cotidianas aos médicos, diversas terapias, seu trabalho de advogada e a faculdade. A vida não a tardou a cobrar por essa dinâmica: Andreia se separou e perdeu o seu emprego. Ficou em sua cabeça a fala do seu chefe no momento da demissão: “A situação dos seus filhos exige que você procure algo ainda mais flexível e que trabalhe somente meio período”. Andreia, então, resolveu unir sua vida profissional à tarefa de mãe.

Atualmente, Andreia faz seu estágio em uma escola para crianças especiais e está prestes a se tornar uma pedagoga especialista nesse tipo de ensino. Após trocar de escola, Dimitri e Nicolas seguem estudando e estão sendo alfabetizados graças ao esforço e teimosia da sua mãe.

Fica aqui a homenagem da Casa e Filhos a essa mãe que não teve medo de enfrentar o inesperado, mesmo que para isso tivesse que mudar completamente o rumo da sua vida.


8 comentários

Realmente, uma mulher, mãe, guerreira e batalhadora. Meu carinho, minha admiração e meu respeito sempre à esta mulher!

REPLY

Realmente uma mulher, mãe, guerreira e batalhadora. Meu carinho, meu amor e meu respeito a esta mulher vencedora!

REPLY

Vocês tem uma tremenda força interior isso se chama Amor a cima de tudo.Que seja abençoada por Deus a cada dia de sua vida para seguir essa jornada.Um exemplo de mãe.

REPLY

Eram meus vizinhos! Realmente, a Andreia e um exemplo de mulher guerreira!

REPLY

Mãe guerraira que Deus ilumine seus passos e de suas crianças lindas parabéns és orgulho para toda as mulheres

REPLY

Parabéns Andreia pela sua força e acima de tudo pelos filhos lindos e saudáveis! Adoro Dimitri e Nicolas ❤.

REPLY

Mãe como poucas.
Que educam seus filhos, com muita paciência, amor e dedicação.
Sei o quanto sofreu(e ainda sofre) com os percalços da vida, mas a força e amor pôs seus lindos filhos a faz superar a tudo e a todos.

REPLY

Andréia parabéns pela resiliência. ..percebo no texto que vc se refez todas as vezes que a vida te apresentou estas dificuldades e você achou meios de muda-las. Deus continue te abençoado. Seus filhos são lindos!bj

REPLY

Casa e Filhos . 2017 Todos os Direitos Reservados. TYF Design Criado por TYF Design |